segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Construindo a vida com Jesus


“Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e o outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói. Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo. Se alguém constrói sobre esse alicerce usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, sua obra será mostrada, porque o Dia a trará a luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um. Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa. Se o que alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo; contudo, será salvo como alguém que escapa do fogo.”
(1 Co 3 10-16)

Hoje eu estava meditando nesta Palavra e algumas coisas queimaram muito forte no meu coração de como estamos construindo nossa vida no alicerce que é Cristo Jesus e como isso é revelado. Muito já ouvimos falar sobre esses versículos, mas a Palavra de Deus se renova e também nos traz renovo e esperança.

Nestes versículos, Paulo diz que ele, como sábio construtor, lançou o alicerce que é Cristo e que precisamos atentar para como cada um de nós construímos sobre esse alicerce, porque seremos provados pelo fogo e nesse momento será revelado o que realmente temos usado para crescermos no Senhor. Podemos parecer os mais espirituais, quando tudo está bem, mas quando o fogo vem, como Paulo diz no versículo 13, a sua obra será mostrada, virá à luz.

Se estivermos usando palha ou feno, bastará apenas uma faísca e pronto, o fogo vem e em poucos minutos, tudo é consumido… Não sobra nada. Assim acontece em nossas vidas quando tudo o que oferecemos na construção da nossa vida com Deus são palha e feno, aquilo que não nos custa, “palha” do nosso tempo, “palha” do nosso amor, “palha” ou ainda nenhuma gratidão ao Senhor, e ao menor sinal de problemas, ou provações, nós mesmos causamos o incêndio, porque não confiamos na fidelidade e no controle do Senhor, porque muitas vezes pensamos que Deus agirá conosco conforme estamos agindo com Ele, esquecemos que mesmo nós não sendo fiéis, Ele continua sendo fiel e soberano.

Então, podemos investir em algo um pouco melhor, a madeira. Podemos escolher a madeira mais frágil ao fogo, como o eucalipto, não se incendeia com apenas uma faísca, mas quando vem o fogo ela se consome rapidinho. E também podemos escolher a madeira mais resistente ao fogo, como o anjico. Acreditar que estamos fazendo o melhor para o Senhor, que estamos firmes e que o fogo pode vir que seremos resistentes. Até podemos resistir por algum tempo durante os momentos difíceis, assim como a madeira que demora até dias para queimar por completo. Mas ao final do fogo o que resta de nós são as cinzas,… e para nos reerguermos novamente, levamos tempo.

É somente construindo nossa vida com Deus com o ouro e a prata, o que realmente há de melhor, que passaremos pelo fogo sem deixar cinzas como sobra e sim o que há de mais puro, como diz no versículo 15, “se o que alguém construiu permanecer esse receberá recompensa”, que creio não haver maior recompensa do que a plenitude da nossa vida em Deus.

Todos nós passaremos pelo fogo em vários momentos da nossa vida, pode ser que seja uma prova rápida, mas também pode ser que esse fogo perdure, e o que restará de nós?

No versículo 16, Paulo diz que “se o que alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo; contudo, será salvo como alguém que escapa do fogo.” Se falharmos na nossa construção a promessa de salvação continua, porque somos salvos pela graça de Deus, mas sofreremos o prejuízo de uma vida de lamentações, questionamentos, e de migalhas, porque nossa visão vai até onde nós mesmos a limitamos.

Mas continuemos com o nosso alvo em Cristo, porque “aquele que começou a boa obra em nossas vidas, há de terminar até o dia de Cristo Jesus”.
por Ândrea Fiorini

(Retirei esse texto do site Prega http://prega.com.br/ , que possui vasto conteúdo de excelente qualidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinem